Telhados Verdes: uma "floresta" de vantagens
- Igor Borgato
- 23 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
O telhado verde pode parecer algo futurista, que envolve alto investimento, e uma arquitetura especial do imóvel, porem não é bem assim. É possível sim construir ecotelhado, apelido carinhoso para telhado verde, e ter acesso aos benefícios da construção verde.
O ecotelhado não é uma novidade, mas era pouquíssimo utilizado, de uns tempos para cá o mesmo esta ganhando espaço no mercado da construção civil brasileira, principalmente em novas construções. Em países como Estados Unidos e Singapura a construção verde já é uma realizada.

Apenas para não gerar confusão, telhado verde ou ecotelhado não é a mesma coisa que construção verde, o telhado verde é uma das possibilidades para se obter uma construção verde. A construção verde é um conceito que tem como objetivo trazer o minimo possível de danos ao ambiente, proveniente da construção, e ainda aproveitar o máximo possível dos recursos naturais, como por exemplo, o caminho do sol, predominância dos ventos, energia solar, reuso de águas provenientes das chuvas, entre outros.

Como funciona?
O telhado verde é constituído basicamente de 7 camadas diferentes parar compor sua estrutura. Cada fase possui uma função e resulta na sinergia da captação da água da chuva e do calor do Sol no sistema como um todo, mantendo assim a vida da terra e das plantas.
O projeto usa como base o próprio telhado, ou lajota, para aplicar as próximas camadas. Para começar, uma membrana à prova d’água é colocada para que toda a região do teto fique protegida contra a umidade. No passo seguinte é aplicada uma barreira contra as raízes das plantas, que naturalmente crescem. Acima da placa contensora, é a vez da camada do sistema de drenagem da água. Em cima dela, o tecido permeável permite a colocação da terra, que vai absorver a água da chuva que cai na primeira camada, a da planta ou grama. Falando assim até parece fácil, mas cada detalhe é planejado para se ter um resultado eficiente e bonito. É possível se ter desde grama até arvores de porte pequeno/médio, desde que a laje esteja preparada para aguentar a carga proveniente do telhado e das plantas.
Vantagens do telhado verde
Retenção da água da chuva;
Conforte térmico acústico;
Diminuição da temperatura interna;
Diminuição da temperatura externa;
Sistema sustentável;
Reduz a poluição, de modo geral;
Promove equilíbrio com o meio ambiente;
Traz beleza ao modelo arquitetônico;
Pode ser utilizado como área de lazer.
Investimento necessário
O projeto e execução do telhado verde é mais barato e útil a médio ou longo prazo, na hora de construir, certamente haverá um custo, e esse custo será compensado exatamente pelas vantagens que o telhado agrega. Em termos de investimento, pode ocorrer uma variação a partir dos detalhes de cada projeto e, por isso, não é possível definir um valor exato da obra.
Cuidados Importantes
O interessado em ter um telhado verde precisa de dois passos extremamente importantes para que todo o procedimento seja um sucesso.
Buscar um Arquiteto/Engenheiro que realmente conheça a estrutura do ecotelhado, que saiba sobre seu funcionamento e quais as condições básicas para que ele possa ser instalado;
Escolher a empresa certa para comprar os produtos e realizar a instalação;
Verificar se a laje onde será feito o telhado, foi projetada para aguentar o peso do telhado;
Impermeabilização deve ser feita corretamente, com membrana resistente a raízes e ao trânsito;
Garantia de reserva de água para as plantas;
Garantir um local de fácil acesso para o telhado.
Manutenção

Pode-se dizer que a manutenção não demanda tanto tempo como em um telhado convencional. O projeto do telhado verde envolve o cuidado com as plantas, já que com Sol e chuva elas devem crescer. Fora isso, os outros materiais não estão expostos diretamente ao clima, e foram produzidos para ter uma durabilidade maior.
Após período de seca são comuns algumas reclamações de que as plantas no telhado morreram, o que pode ser facilmente evitado com a irrigação realizada de maneira correta. O sistema de piso utilizado, além de ser mais leve, facilita uma futura manutenção ou retirada.









Comentários