Projeto Estrutural: Função e benefícios
- Igor Borgato
- 23 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
O Projeto Estrutural, também chamado de Projeto de Estruturas, é o dimensionamento dos elementos estruturais que irão sustentar a edificação, como lajes, vigas, pilares, fundações, muros de contenção, entre outros. Evitando não somente a ruína (desmoronamento), mas também patologias (“deficiências” na construção). O Projeto Estrutural funciona como um tripé que é responsável pela economia, segurança e longevidade da construção.
Um Projeto Estrutural bem elaborado é de extrema importância para o bom andamento de uma obra. Há uma grande especulação acerca da experiência dos trabalhadores da construção civil. O que se vê em muitas obras são clientes que dispensam os Projetos de Estruturas confiando cegamente na prometida experiência da mão-de-obra contratada. O que é um erro. Esta alternativa pode culminar em obras que não apresentam significativa segurança em alguns elementos ou podem estar superdimensionadas, no primeiro caso trazendo sérios riscos a estrutura e aos usuários, como o colapso da estrutura por exemplo, já o segundo caso proporciona o desperdício e, consequentemente, o aumento do custo da obra, há ainda a possibilidade de ocorrer recalques de fundações, fissuras, trincas e deformações excessivas, a probabilidade dessas e outras patologias ocorrer aumenta drasticamente quando o Projeto Estrutural não é elaborado.
A execução da estrutura é responsável por cerca de 19% a 26% do custo total de uma construção, sendo que os erros cometidos nesta fase são os mais difíceis de serem reparados. Em contrapartida, os gastos com o projeto são em torno de 1,6% a 2,7% do custo total do empreendimento. Observa-se pelos números que adequar o projeto e corrigir alguns erros é mais rentável que corrigir erros em uma obra já executada.

Etapas básicas para elaboração de um projeto estrutural
1 – Contato com proprietário e arquiteto;
2 – Visita ao local;
3 – Definição do sistema estrutural;
4 – Cálculo da estrutura;
5 – Detalhamento e desenho do projeto;
6 – Emissão do projeto.
Principais benefícios de se possuir um projeto estrutural
Garantia de segurança da edificação
É inegável que um projeto estrutural em mãos confere mais qualidade à obra — principalmente no que diz respeito à segurança da edificação e de todos os envolvidos. Afinal de contas, cada etapa é minuciosamente planejada, o que faz com que o trabalho flua em alinhamento com o cronograma e não de maneira apressada e descuidada. Sem falar que o cálculo correto dos dimensionamentos faz com que ocorram menos imprevistos e, consequentemente, torna o trabalho humano e do maquinário mais seguro.
Melhor ajuste e dimensionamento das estruturas
Uma estrutura superdimensionada ou subdimensionada pode acarretar em problemas futuros e estruturais em uma edificação, como trincas nos revestimentos, no teto e nas paredes. Em uma proporção maior, isso pode ocasionar até mesmo desabamentos.
Já com o projeto estrutural, todo o cálculo é milimetricamente feito para que o encaixe seja perfeito. Assim, a estrutura se mostra mais robusta, sólida e durável.
Racionalização nos usos dos materiais
A redução de custos é uma preocupação contínua na área de construção civil. Isso porque, muitas vezes, é difícil manter o controle sobre tudo o que acontece nos canteiros de obras.
Por sua vez, o projeto estrutural delimita o uso de materiais de acordo com o que foi calculado para a conclusão da obra. Dessa maneira, o controle é mais rígido, há economia no uso de equipamentos e a produtividade é alinhada com os objetivos de cada etapa da obra.
Definição do melhor sistema estrutural
Uma das etapas do projeto estrutural consiste em definir o melhor sistema estrutural. Isso pode ser de suma importância para reduzir os custos da obra sem que se perca qualidade no processo produtivo. Afinal, o cálculo é feito com base na opção que vai oferecer mais durabilidade, resistência e segurança à edificação — qualidades que agregam muito valor à edificação.
Futuras manutenções e ampliações facilitadas
Um projeto bem planejado pode contar com facilidades que visam tornar as manutenções mais ágeis. Pois com tudo detalhado no papel e de maneira otimizada, a estrutura em si se torna mais fácil de compreender, de identificar e, com isso, torna-se mais fácil também lidar com as manutenções.
Isso sem falar que o projeto estrutural pode prever futuras ampliações. Um diferencial e tanto para que a obra se torne mais flexível e personalizada. Assim, a edificação pode ser modificada de maneira otimizada e econômica futuramente.
Técnica executiva simplificada
Imagine que montar um carro em miniatura, sem o seu manual de instruções, é uma tarefa muito mais desafiadora — para dizer o mínimo. O projeto estrutural atua como o guia de instruções por assim dizer, pois confere toda a técnica executiva que será aplicada.
Isso se traduz em uma produção mais harmônica, ágil e segura, além de reduzir significativamente a ocorrência de imprevistos (que são naturais em uma obra).
Otimização da mão de obra
Não é apenas o maquinário que se beneficia de um projeto estrutural na obra. A mão de obra tem muito a ganhar também, pois passa a ser utilizada de maneira mais eficiente, sem gargalos produtivos, uma vez que toda a condução já está calculada e prevista.
Conclusão
Com tudo o que já vimos até aqui, é seguro admitir que o projeto estrutural visa, acima de tudo, a economia e segurança em suas construções, mas acompanhada ainda de diversas outras vantagens que podem agregar muito mais valor ao seu negócio, tendo em vista que o valor de um projeto estrutural é de até 10x menor que o valor da execução da estrutura e elimina as preocupações com retrabalho e imprevistos, portanto vale a pena investir em um projeto estrutural, independente do porte da obra.









Comentários